terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A importância de comer nozes e sementes

   Um estudo realizado em 2010, por pesquisadores do Laboratório de Nutrição Experimental (LANUTE) da Universidade Federal de Goiás sobre a "Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde", mostrou que estes alimentos se destacam dos demais por apresentarem alta densidade de nutrientes e de outros compostos bioativos.

    As nozes verdadeiras são: amêndoa, pecã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache, avelã, macadâmia, noz e castanha, e as sementes comestíveis são o amendoim e a amêndoa de baru, que é nativa do Cerrado. Estes alimentos são boas fontes de proteínas e lipídeos. As frações lipídicas são compostas principalmente de ácidos mono (oléico) e poliinsaturados (linoléico), sendo a razão dos ácidos graxos polinsaturados, ômega 6 e ômega 3 muito boa, o que é muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. As fontes protéicas apresentam um perfil de aminoácidos essenciais que atende a maior parte das necessidades de escolares e de adultos. Estes aminoácidos são importantes para crescimento e regeneração dos tecidos.


   
    Ainda foi visto que as nozes e as sementes são fontes de alimentos que dominamos de funcionais ou compostos biologicamente ativos, pois além de nos fornecerem energia ainda nos fornecem otros benefícios.  Os compostos presentes nestes alimentos são os fitoesteróis, vitamina E, minerais, como o cálcio, ferro, zinco, selênio e potássio e fibras alimentares, que são importantes para o funcionamento do nosso organismo e atuam como antioxidantes. 
    Na conclusão do estudo foi visto que o consumo de nozes e sementes é muito importante pois ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como de próstata, esôfago, estômago, cólon e reto.
    Portanto consuma estes alimentos, a recomendação é de uma ou duas unidades de nozes ou sementes por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário